REVITALIZAÇÃO COMERCIAL: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE MARKETING CIRCUITO SILVA LOBO SOB A PERSPECTIVA DOS COMERCIANTES

Autores

  • Débora Rocha Mota Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Relações Públicas do SEBRAE MG
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4534

Resumo

Este estudo buscou analisar as transformações, percepções e perspectivas dos comerciantes envolvidos no desenvolvimento do Circuito Silva Lobo, um sistema de marketing que passou recentemente por um processo de revitalização comercial. A análise verificou a relação entre marketing e sociedade a partir do relacionamento de troca entre esses envolvidos, sob a ótica do macromarketing. Para isto, foi conduzida uma pesquisa exploratória, baseada em triangulação de métodos de coleta de dados, a qual contou com 13 entrevistas em profundidade com comerciantes do Circuito, além de análise documental e observação não participante. Verificou-se que projetos de revitalização comercial contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social do seu entorno, gerando externalidades positivas. No entanto, tais iniciativas demandam engajamento dos participantes, além de planejamento que contemple medidas de curto, médio e longo prazo, pois qualquer desajuste pode implicar em uma reconfiguração das relações existentes, desestruturando ou inviabilizando o sistema de marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Rocha Mota, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Relações Públicas do SEBRAE MG

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-graduada em Marketing e Comunicação

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UniBH

Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Mota, D. R., & Leite, R. S. (2019). REVITALIZAÇÃO COMERCIAL: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE MARKETING CIRCUITO SILVA LOBO SOB A PERSPECTIVA DOS COMERCIANTES. Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4534