DESIGUALDADE DE RENDA E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE PARA O BRASIL E SUAS REGIÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6944

Palavras-chave:

Desigualdade de renda. Crescimento econômico. Dados em painel.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre crescimento econômico e desigualdade de renda no Brasil e para dois grupos de seus estados, mais desenvolvidos e menos desenvolvidos, entre os anos de 1997 e 2017, através da estimação de um painel dinâmico. Considerando o país como um todo, os principais resultados apontam que existe uma relação bicausal entre desigualdade de renda e crescimento econômico. Essa relação se mantém para os estados menos desenvolvidos, mas para os estados mais desenvolvidos apenas a desigualdade de renda precede o crescimento econômico. A partir dos resultados, sugere-se a formulação e implementação de políticas públicas que diminuam a desigualdade de renda no país, particularmente nos estados menos desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene de Sá Farias, Universidade Federal de Viçosa/ Doutoranda em Economia Aplicada

Possui graduação em Ciências Econômicas com ênfase em Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2016), Mestra em Economia Aplicada (2018), e atualmente cursa doutorado em Economia Aplicada (DER) da mesma instituição. Pesquisa na área de Economia,com ênfase em Economia Internacional, Economia Regional e Economia Agrária.

Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa/Docente

Possui doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é Professor Associado I do Departamento de Economia da UFV e trabalha com Desenvolvimento Econômico. 

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Farias, E. de S., & Teixeira, E. C. (2022). DESIGUALDADE DE RENDA E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE PARA O BRASIL E SUAS REGIÕES. Gestão & Regionalidade, 38(113). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6944