COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE OS ANOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS OPINIÕES DE ALUNOS FORMANDOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.80Abstract
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as opiniões dos alunos de uma universidade privada na cidade de São Paulo sobre as competências adquiridas nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Foi realizado um estudo de natureza exploratória e descritiva, em uma amostra de 441 alunos do último semestre utilizando- se um questionário estruturado organizado em dois blocos: um destinado à caracterização dos sujeitos e outro composto de 27 itens em uma escala Likert. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando-se técnicas da estatística descritiva e multivariada. A análise fatorial permitiu a identificação de quatro fatores correspondentes aos seguintes blocos de competências: social, solução de problemas, técnico-profissional e de comunicação. As freqüências de respostas indicam que, segundo a perspectiva dos alunos, as competências adquiridas (aprendidas) durante o curso de graduação, com índices de concordância mais altos, concentram-se nos fatores 1 (competência social) e 2 (competência solução de problemas). Palavras chave: Competências, ensino, alunos, graduação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Godoy, A. S., & Forte, denis. (2009). COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE OS ANOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS OPINIÕES DE ALUNOS FORMANDOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Gestão & Regionalidade, 23(68). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.80
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).