APLICAÇÃO DO PROCESSO DE RACIOCÍNIO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES EM SISTEMAS ATÍPICOS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA DO CARNAVAL CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.929Abstract
ResumoEste artigo mostra a aplicação do Processo de Raciocínio (PR) para identificação dos Efeitos Indesejáveis (EI) e problema-raiz numa bateria de escola de samba. O estudo demonstra a aplicação somente de uma das cinco ferramentas do PR, a ARA. Metodologicamente, a presente pesquisa é classificada como exploratória e bibliográfica. Caracteriza-se como documental, pois examinou o mapa de justificativas dos jurados, utilizando a análise de conteúdo para interpretação sobre o que estava sendo dito sobre o desempenho da bateria. De posse das informações obtidas, foi possível construir a ARA, identificar os EI e visualizar o problema-raiz. Concluiu-se que dos dezessete EI identificados, a disposição dos instrumentos na bateria, prejudicando a percepção auditiva do Diretor de bateria em relação a todos os instrumentos, é o problema-raiz. Ao término da análise são apresentadas questões que podem servir de base para novas pesquisas, utilizando as demais ferramentas do PR não utilizadas neste trabalho. Palavras-chave: processo de raciocínio; teoria das restrições; árvore da realidade atual; escola de samba; bateria.Downloads
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2011-01-04
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Wanderley, C. A. N., Cogan, S., & Silva, A. C. da. (2011). APLICAÇÃO DO PROCESSO DE RACIOCÍNIO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES EM SISTEMAS ATÍPICOS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA DO CARNAVAL CARIOCA. Gestão & Regionalidade, 26(78). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.929
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