CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O TEMA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.93Abstract
Nos últimos anos, percebe-se o crescimento dos cursos de Administração no Brasil e, conseqüentemente, um quesito importante a considerar é a qualidade dos mesmos. Este estudo foi desenvolvido junto à Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS, tendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas utilizadas no curso de Administração como embasamento para a contextualização da relação ensino-aprendizagem. Foi realizada uma survey no primeiro semestre do ano de 2007, envolvendo (i) professores que estavam atuando no curso de Administração da UFSM (28 professores de um total de 32) e (ii) uma amostra estratificada de 216 alunos, de um total de 471 matriculados no curso (105 alunos do diurno e 111 alunos do noturno). Dentre os resultados apurados, podese dizer que as práticas pedagógicas mais utilizadas pelos professores são as seguintes: aulas expositivas, trabalhos em grupo e debates e/ou estudos de caso. A busca da adequação ao conteúdo e à área foi fator determinante para 89% dos professores quando indagados sobre os fatores que influenciam a escolha da prática pedagógica. A maioria dos alunos revelou insatisfação em relação à exagerada ênfase na abordagem teórica e à falta, por parte dos docentes, de vivências empresariais como forma de articular teoria e prática. Palavras-chave: práticas pedagógicas, curso de Administração, ensino-aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Gallon, S., & Cruz Rodrigues, C. M. (2009). CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O TEMA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Gestão & Regionalidade, 24(71). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.93
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).