Análise da viabilidade de se operacionalizar um modelo de capital intelectual desenvolvido para o setor público em uma empresa privada

Autores

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Wagner Igarashi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Monange Modia de Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Noqueli Canesso Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1145

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar se há alguma restrição ao se operacionalizar o modelo de Capital Intelectual direcionado ao setor público e proposto por Queiroz (2003), em uma empresa do setor privado. O estudo tem caráter transversal e descritivo, é segmentado em dois momentos. No primeiro se realiza uma pesquisa teórica sobre o tema capital intelectual e o modelo proposto por Queiroz (2003). Em um segundo momento se operacionaliza o modelo em uma empresa do segmento privado. Como resultado observa-se que o modelo direcionado ao setor público pode ser aplicado ao setor privado. Para isso, foi necessário realizar ajustes nos indicadores utilizados e nos pesos atribuídos a cada um, a fim de alinhar o modelo à estratégia da empresa objeto de estudo. Considera-se que o modelo gerou melhorias à organização por evidenciar o desempenho da empresa nos elementos avaliados, bem como possibilitar ao decisor traçar ações de melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.

Wagner Igarashi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área acâdemica e profissional de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse, recuperação de informações, tecnologia da informação, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.

Monange Modia de Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fernando Noqueli Canesso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

2011-09-16

Como Citar

Corrêa Igarashi, D. C., Igarashi, W., de Freitas, M. M., & Canesso, F. N. (2011). Análise da viabilidade de se operacionalizar um modelo de capital intelectual desenvolvido para o setor público em uma empresa privada. Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1145