Cultura Organizacional e Mito Fundador: Um Estudo de Caso em uma Empresa Familiar
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1630Resumen
Nos últimos anos, o tema simbolismo organizacional assumiu importância crescente na administração. Dentro desta abordagem, encontram-se conceitos relacionados ao mito fundador e à cultura organizacional. O fundador assume um papel fundamental no processo de moldar os padrões culturais de uma organização e após sua morte o mesmo pode ser transformado em um mito. Neste trabalho, procurou-se identificar o sentido da morte do fundador para os atores organizacionais bem como compreender as mudanças ocorridas nas relações de trabalho após a sua morte. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, do método do estudo de caso, de entrevistas em profundidade e da análise de conteúdo. Observou-se que a história de uma organização carrega muito da história do seu fundador. Constatou-se também que o sentido da morte do fundador para os atores organizacionais envolveu uma série de mudanças que acarretaram em um rompimento com os valores e princípios preconizados por ele.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-13
Cómo citar
Lourenço, C. D. da S., & Ferreira, P. A. (2012). Cultura Organizacional e Mito Fundador: Um Estudo de Caso em uma Empresa Familiar. Gestão & Regionalidade, 28(84). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1630
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).