Análise Comparativa entre os Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades do Estado de Santa Catarina Listadas pelo MEC e o Currículo Mundial Proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.186Resumen
A harmonização das normas contábeis tornou-se um caminho sem volta; por isso, cada vez mais, o mercado requer contadores aptos a atuar dentro e fora do País. Daí a importância da inserção de disciplinas voltadas à contabilidade internacional nos currículos das instituições de ensino superior. Visando a uniformizar o ensino da contabilidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) – por meio da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e do Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (Isar) – desenvolveu um currículo para servir de guia na formulação dos currículos dos cursos superiores em Ciências Contábeis de todo o mundo (UNCTAD, 1999). Neste estudo, objetiva-se averiguar se os currículos dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina, listadas pelo Ministério da Educação (MEC), estão se adaptando ao currículo mundial proposto pela ONU/Unctad/Isar. Para tanto, compararam-se os currículos de 12 universidades ao currículo mundial apresentado pela ONU/Unctad/Isar. Os resultados demonstram que 88,27% das disciplinas dos currículos pesquisados estão adaptadas ao currículo mundial; no entanto, apenas quatro das universidades pesquisadas ofertam Contabilidade Internacional como disciplina obrigatória.
Palavras-chave: currículo mundial, ensino da contabilidade, harmonização contábil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).