Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias

Autores/as

  • Bianca Bonassi Ribeiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vanderli Correia Prieto Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.205

Resumen

Esta pesquisa se insere no campo de estudos sobre varejo. A formação de franquias tem sido um dos tipos de aliança procurado pelo Varejo Farmacêutico. O objetivo do trabalho foi identificar, dentre as possíveis vantagens competitivas, quais estão motivando a formação de franquias no segmento de farmácias e drogarias. A pesquisa de campo envolveu a realização de entrevistas em profundidade com franqueadores e franqueados de duas redes de franquias do varejo farmacêutico, e sua análise baseou-se na técnica de análise de conteúdo. O artigo apresenta um panorama da competição no setor de Varejo Farmacêutico brasileiro, um levantamento teórico e múltiplos estudos de caso de empresas que passaram pela transformação de modelo de negócio, transformando-se em um modelo de alianças sob a forma de franquia. Dentre os achados, observou-se que a estratégia de franquias representou uma oportunidade para o franqueador aumentar rapidamente a sua participação no mercado varejista brasileiro, assim como para compartilhar custos e riscos, além de diferenciar-se perante os concorrentes. Por outro lado, identifica-se o risco de perda de competências, uma vez que as franquias têm um tempo de contrato limitado e durante este período o know how sobre o negócio é compartilhado com o franqueado. Do ponto de vista do franqueador evidencia-se que a busca pela franquia tem sido motivada, principalmente, pela possibilidade de aprendizado gerencial sobre um novo negócio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Bonassi Ribeiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Área CCSA - Centro de ciências sociais aplicadas. Membro do núcleo de pesquisa em Marketing da mesma instituição - NEMA.

Vanderli Correia Prieto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora de Planejamento Estratégico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Área CCSA - Centro de ciências sociais aplicadas.

Publicado

2010-01-04

Cómo citar

Ribeiro, B. B., & Prieto, V. C. (2010). Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias. Gestão & Regionalidade, 25(75). https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.205