Avaliação da expansão recente da Universidade Federal de Goiás segundo a ótica do mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2184Resumen
O objetivo deste artigo é avaliar a evolução recente da oferta de cursos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) segundo a ótica do mercado de trabalho. Para tanto, são utilizados dados Ministério da Educação (MEC) sobre o crescimento da UFG e do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o estado de Goiás. De acordo com os resultados observou-se que em Goiás, áreas de formação que possuem excesso de oferta de profissionais estão associadas a rendimentos abaixo da média, baixa taxa de ocupação superior e desemprego. Em relação à expansão da UFG, verificou-se que o crescimento recente se deu tanto em cursos em que hoje há excesso de oferta de profissionais, como em cursos em que há falta de mão de obra no mercado de trabalho, portanto, sem uma relação clara com a dinâmica do mercado de trabalho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-15
Cómo citar
Casari, P. (2014). Avaliação da expansão recente da Universidade Federal de Goiás segundo a ótica do mercado de trabalho. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2184
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).