Praia, sol e mar: um mergulho na compreensão da orla marítima de João Pessoa (PB) como organização
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.3095Resumen
Neste artigo a Orla Marítima de João Pessoa/PB foi analisada como uma organização resultado das suas práticas cotidianas e do seu Comitê Gestor (Projeto Orla - Governo Federal), tendo por organização um processo coletivo e dinâmico em torno de uma prática, que consente o seu reconhecimento e a manutenção social, considerando ainda as relações sociomateriais. Prática, de forma simplificada, como um conjunto de ações socialmente sustentadas. Houve a participação em reuniões do comitê gestor Orla; e na sequência, aconteceram visitas à Orla, isso no propósito de compreender a percepção de atores que utilizam este espaço e que possuem representação no referido comitê. Dentre os resultados, apontou-se como os cinco conceitos-chave da etnometodologia se comportam na Orla, exemplificando cada um. Constatou-se que o uso da Orla vai além do que é discutido no seu comitê gestor e enquanto organização social ela só é possível porque existe a interação sociomaterial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).