Fatores determinantes da ecoinovação: um estudo de caso a partir de uma indústria gráfica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n94.3134Resumen
A discussão sobre práticas de inovação que busquem assegurar estratégias competitivas de longo prazo e incorporando valores ambientais vem ganhando relevância nos debates acadêmicos. Nessa direção, o termo “ecoinovação” tem se consolidado como um conceito teórico consistente e que possui o potencial de conciliar os objetivos ambientais e econômicos. Dessa forma, motivou-se com esta pesquisa propor um modelo conceitual de avaliação dos fatores determinantes para ecoinovação. Para tanto, foram identificadas, com base na revisão da literatura, cinco dimensões externas e três internas que podem influenciar o processo de ecoinovação nas empresas. Esse modelo analítico aplicado em um estudo de caso mostrou a importância de fatores internos, tais como: o perfil da liderança do empreendedor e dos gerentes de níveis intermediários. Já para os fatores externos, são destacadas a participação em redes de colaboração e a capacidade de atender aos marcos regulatórios. A contribuição do estudo reside, portanto, em apresentar o modelo conceitual de avaliação para embasar futuros estudos acerca dessa temática.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-03-29
Cómo citar
Jacomossi, R., Demajorovic, J., Bernardes, R., & Santiago, A. L. (2016). Fatores determinantes da ecoinovação: um estudo de caso a partir de uma indústria gráfica brasileira. Gestão & Regionalidade, 32(94). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n94.3134
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).