Desenvolvimento rural no estado de Santa Catarina: um estudo multidimensional
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n94.3149Resumen
A concepção de desenvolvimento rural está em plena construção, havendo consenso de que é multidimensional. Nesse sentido a identificação de graus de desenvolvimento pode revelar determinados fenômenos, auxiliando nas tomadas de decisões e formulação de políticas públicas que contribuam para a melhoria na qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi analisar o desenvolvimento rural do estado de Santa Catarina, calculando o grau de desenvolvimento rural, considerando 293 municípios. O estado de Santa Catarina aparece como heterogêneo, pois 47,78% dos municípios ficaram classificados com grau de desenvolvimento rural acima ou igual à média, e 52,22% ficaram abaixo da média. Cada mesorregião apresentou um agrupamento de municípios com variados graus de desenvolvimento rural, e a maior parte ficou classificada nos graus médio, baixo e alto. Conclui-se que entre as regiões existem padrões de desenvolvimento divergentes, sendo possível identificar aglomerações geográficas de acordo com o grau de desenvolvimento rural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).