Clusters comerciais: estudo sobre uma aglomeração de lojas têxteis em São Paulo

Autores/as

  • Esdras Silva Silva Costa Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Denis Donaire Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3336

Resumen

Este trabalho teve por objetivo identificar as principais características de um modelo de cluster comercial localizado no bairro do Brás, município de São Paulo (SP), e caracterizar os diferentes segmentos da área têxtil na região. Região economicamente importante, o bairro do Brás possui uma forte atratividade para clusters comerciais, destacando-se, entre seus atrativos, o fluxo contínuo de pessoas e o elevado número de comércios. O estudo, de natureza descritiva, tem como base o modelo proposto por Zaccarelli et al. e busca identificar a formação do cluster e a presença de um agente supraempresa (governança supraempresarial). Um questionário com questões relativas aos fatores que influenciam a permanência dos comerciantes no agrupamento foi respondido por quarenta lojistas da região. Receberam destaque nas respostas aos questionários os seguintes fatores: equilíbrio entre comércios (ausência de posições privilegiadas), complementaridade por utilização de subprodutos, cooperação entre empresas e cultura da comunidade adaptada ao cluster. Outros fundamentos, contudo, demonstraram-se pouco valorizados: caráter evolucionário por introdução de tecnologias e estratégia de resultado orientada para o cluster. As vantagens competitivas percebidas a partir dos fundamentos propostos por Zaccarelli et al. caracterizam a região estudada como um cluster comercial com traços de desenvolvimento e competitividade.

Palavras-chave: Cluster comercial; segmento têxtil; características comerciais locais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Esdras Silva Silva Costa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SãoCaetano do Sul (SP), Brasil

Denis Donaire, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UniversidadeMunicipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul (SP), Brasil

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Pós-Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento daUniversidade Nove de Julho, São Paulo (SP), Brasil

Publicado

2017-06-05

Cómo citar

Silva Costa, E. S., Donaire, D., & Gaspar, M. A. (2017). Clusters comerciais: estudo sobre uma aglomeração de lojas têxteis em São Paulo. Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3336