Importância do Agronegócio para o Crescimento Econômico de Brasil e Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.402Resumen
O Acordo Agrícola da Rodada Uruguai não conteve o protecionismo na agricultura mundial, tornando-se tema importante nos fóruns de negociações multilaterais da OMC. Este trabalho objetiva estimar e comparar o grau de importância dos setores agroindustriais na geração de crescimento econômico no Brasil e nos EUA. Para isso, usaram-se as matrizes de insumo-produto de Brasil e EUA na estimação de índices de Rasmussen-Hirschman e de índices puros de ligação. Esses indicadores mostram que setores da agricultura, pecuária e agronegócio são importantes para a geração do crescimento econômico em ambos os países, mas com maiores impactos no crescimento da economia brasileira.
Palavras-chave: agronegócio; crescimento econômico; Brasil; EUA.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Adelson Martins Figueiredo, Maurinho Luiz dos Santos, Jandir Ferrera de Lima (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).