GESTÃO DE CUSTOS AMBIENTAIS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4090Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar os procedimentos utilizados na gestão de custos ambientais em entidades hospitalares do Rio Grande do Sul, por meio de pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso múltiplo. O estudo analisou quatro entidades hospitalares estabelecidas na região noroeste desse estado. Os resultados indicam que esses locais elaboram ações que visam a proteção e preservação do meio ambiente, mas que a demonstração de informações referentes a tais ações ainda não está suficientemente difundida entre elas, não ocorrendo uma gestão especificamente dos custos de suas atividades ambientais, haja vista que muitos custos relacionados às questões ambientais são contabilizados juntamente com os demais custos processados, assim, prejudicando uma melhor identificação de quanto é gasto com determinadas ações ambientais. Portanto, conclui-se que essas entidades não estão preparadas para uma gestão de custos de natureza ambiental.
Palavras-chave: Meio ambiente; organizações hospitalares; custos ambientais em hospitais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).