RISCO SISTÊMICO E EFEITO CONTÁGIO À LUZ DO MÉTODO COVAR: UMA ANÁLISE COM AS AÇÕES MAIS LÍQUIDAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n99.4165Resumen
O objetivo deste artigo é avaliar as ações mais líquidas inseridas na BM&FBovespa, mostrando como variações nas séries de retornos das ações e de mercado geram e sofrem externalidades negativas entre si a partir do método CoVaR. Para isso, utilizou-se tanto o retorno mensal das ações quanto o índice Bovespa, analisando o período de 1994 a 2015. Foram calculados o VaR e ?CoVaRsist|i para efeito de comparação de métodos. Para o VaR, observou-se que a empresa Vale, representada pelas ações R_VALE3 e a R_VALE5 apresentaram maior VaR, com -1,35 e -1,33, respectivamente. Já em relação ao ?CoVaRsist|i, as duas ações que mais contribuíram para o risco sistêmico foi a R_VALE3 e a R_ABEV3, com -1,38 e -1,35, respectivamente. De modo geral, uma possível crise sistêmica pode não necessariamente se originar no setor financeiro, o que instiga um estudo setorial mais abrangente e possíveis modificações regulatórias não só ao setor financeiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Ana Paola Fernandes, Márcio André Veras Machado, Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).