O EFEITO DO BIG DATA ANALYTICS NA RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA EM SERVIÇOS E DESEM´PENHO OPERACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.6348

Palavras-chave:

Big Data Analytics, Gestão Estratégica da Logística, Desempenho Operacional Logístico

Resumo

Este artigo, de natureza exploratória do tipo quantitativo, analisou a satisfação do cliente no comércio eletrônico, em especial atenção sobre o efeito mediador do uso da Big Data Analytics na relação entre gestão estratégica da logística de serviços e o desempenho operacional. Foram obtidos 98 questionários junto a gestores logísticos de empresas de ecommerce. Os dados tratados pela modelagem em equações estruturais, a técnica do Partial Least Square, Path Modeling (PLS-PM), em nível de significância estatística (α ≤ 0,05), revelou que o Big Data Analytics mediou parcialmente a relação entre gestão estratégica da logística de serviços e o desempenho operacional logístico, por sua vez, influenciou positivamente na satisfação do cliente. Esse resultado apresentou implicações para a teoria e para as práticas gerenciais.
Palavras-chave: big data analytics; gestão estratégica da logística; desempenho operacional

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Biografia do Autor

Dirceu Gonçalves Cesar, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Administrador de empresas.

Mestre em administração pelo PPGA-Stricto senso da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Àrea de interesse de pesquisa: Logistica, cadeias de suprimentos, ecommerce.

Roberto Giro Moori, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós Graduação “Strictu Sensu” de Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão da logística e da cadeia de suprimentos e redes de relacionamentos de negócios.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Cesar, D. G., & Moori, R. G. (2021). O EFEITO DO BIG DATA ANALYTICS NA RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA EM SERVIÇOS E DESEM´PENHO OPERACIONAL. Gestão & Regionalidade, 37(112). https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.6348