TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR FINANCEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6364

Palavras-chave:

Técnicas de Comunicação, Projetos de Tecnologia da Informação, Setor Financeiro

Resumo

A comunicação desempenha um papel importante no gerenciamento de projetos e nas relações humanas. Entretanto, muitos trabalhos acadêmicos têm destacado os problemas de comunicação com causa para insucesso de projetos. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas de comunicação em projetos de TI em uma instituição financeira brasileira. Para atingir esse objetivo, esta pesquisa fez uma revisão bibliográfica sobre as características e técnicas de comunicação. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e utilizou uma estratégia ex-post-facto. Foram entrevistados 10 profissionais que atuam com projetos de TI, em uma instituição financeira de grande porte, no primeiro semestre de 2019. A pesquisa identificou as técnicas de comunicação mais usadas, as diversas motivações que levam à sua adoção, bem como seus pontos forte e fracos. Ao final, três técnicas de comunicação se destacaram: correio eletrônico, mensagens de texto e reuniões em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Zocaratto Rezende, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo (2010) e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Atualmente é engenheiro de sistemas sênior no Itaú Unibanco, atuando em projetos de tecnologia na área de Riscos e Pricing. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Edmir Parada Vasques Prado, Universidade de São Paulo

Graduado em Engenharia Mecânica (EPUSP) pela Universidade de São Paulo (1985). Possui mestrado (2000) e doutorado (2005) em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor MS-3 na Universidade de São Paulo. Tem mais de trinta anos de experiência em Administração e Sistemas de Informação, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão de projetos e processos; alinhamento estratégico; e sourcing da tecnologia de informação.

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Rezende, L. Z., & Prado, E. P. V. (2022). TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR FINANCEIRO. Gestão & Regionalidade, 38(113). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6364