CONHECIMENTO VERSUS ESTEREÓTIPO: Uma análise sobre a relevância do “Efeito País de Origem”

Autores

  • Leandro Novi USCS - Universidade de São Caetano
  • Silvio Augusto Minciotti USCS - Universidade de São Caetano do Sul - PPGA
  • Leandro Campi Prearo USCS - Universidade de São Caetano do Sul - PPGA

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7275

Palavras-chave:

País de Origem, Imagem do País de Origem, Estereótipos, Nível de conhecimento

Resumo

A economia dos países depende, em grande parte, de seu comércio internacional. Estudos do chamado “efeito país de origem” ajudam a explicar a influência da imagem de um país na avaliação de seus produtos pelos consumidores internacionais. Mas até que ponto o estereótipo de um país supera a avaliação racional baseada no conhecimento. Este estudo teve como objetivo identificar a relevância dessas influências. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado pessoalmente a uma amostra de 1.120 habitantes da região do ABC Paulista. A margem de erro estimada é de 4,0%, com confiabilidade de 95,5%. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e testes de correlação. Os resultados mostraram a dificuldade em reverter a influência da imagem negativa de um país. A pesquisa cobre uma lacuna ao abordar a influência do conhecimento prévio sobre um determinado produto frente ao estereótipo de seu país de origem.

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Novi, L., Minciotti, S., & Prearo, L. (2022). CONHECIMENTO VERSUS ESTEREÓTIPO: Uma análise sobre a relevância do “Efeito País de Origem”. Gestão & Regionalidade, 38(114). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7275