Motivações para Implantar a Área Organizacional de Controladoria em Grandes Empresas
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.769Resumen
O estudo objetiva verificar os motivos que levaram grandes empresas a implantar a área organizacional controladoria e os benefícios decorrentes. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva por meio de uma survey, com abordagem quantitativa. Foram selecionadas as maiores empresas em faturamento da Região Sudeste, listadas na Revista Exame de 2008. Um questionário foi enviado de forma eletrônica ao controller ou o responsável pela controladoria destas empresas, e a amostra totalizou 18 empresas que responderam à pesquisa. Os resultados do estudo mostram que as motivações para as empresas implantarem a área organizacional de controladoria apontadas pelos respondentes da pesquisa foram: melhorar o processo de gestão; buscar a eficácia no sistema de informações; construir um sistema de informações para a gestão da empresa; manter iniciativa para atender aos interesses da empresa a longo prazo; ter iniciativa para manter a empresa competitiva. Quanto aos benefícios que a área organizacional de controladoria trouxe às empresas, destacaram-se os indicados na sequência: melhorias na gestão e controles mais adequados; descentralização das decisões, melhoria da competência contábil e financeira, controles de risco para adaptação às exigências do mercado; informações pertinentes à tomada de decisões de rotina e estratégicas, controle efetivo das normas internas, segurança no atendimento das responsabilidades legais e fiscais.
Palavras-chave: motivações; implantação; área organizacional; controladoria; grandes empresas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).