RELACIONAMENTOS ENTRE MICROEMPREENDEDORES DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM MOMENTO DE COVID-19: uma análise sob o enfoque das redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20237737

Palavras-chave:

análise de redes sociais, rede, microempreendedor, Covid-19

Resumo

A Análise de Redes Sociais (ARS) pode ser aplicada como ferramenta para a compreensão das relações e conexões, se na rede há realização de trocas de negócios como ofertantes e compradores entre os integrantes do grupo de microempreendedores. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a rede de interações de um grupo de microempreendedores de um condomínio residencial paulistano em tempos de COVID-19, com sustentação na abordagem teórica de análise de redes sociais. O artigo estuda a adoção de análise de redes sociais em negócios de microempreendedores, pouco explorados sobre o tema de forma integrada.

Projeto / metodologia / abordagem: Estudo descritivo e exploratório com análise em profundidade pelo uso de técnicas de análise de redes sociais, complementada pela análise de regressão simples.

Constatações: Verificou-se que o objetivo do estudo foi analisar a rede de interações de um grupo de microempreendedores de um condomínio residencial paulistano em tempos de Covid-19, com sustentação na abordagem teórica de análise de redes sociais. Conforme os dados obtidos, no grupo de microempreendedores é possível identificar que há um relacionamento muito forte entre os atores da rede, com poucos atores tipo hub, ampliando a troca de informações dentro da rede, como se esperava no objetivo deste artigo

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Biografia do Autor

AGNALDO ANTONIO DOS SANTOS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), São Caetano do Sul

Doutor em Administração com ênfase em Gestão Organizacional (Administração) na Universidade São Caetano do Sul (USCS), Mestre em Administração com ênfase em Gestão Internacional (Administração) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Pós-Graduando em Ciência de Dados (UNICSUL). Professor Universitário de Programação de Computadores, Engenharia de Software e Desenvolvimento de Sistemas. Possui graduação em Administração de Empresas pela ESPM (2008), graduação em Filosofia pela UNIFAI (1992) e Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Radial (1989). Revisor Técnico da Revista Acadêmica Internext da ESPM e Revista de Inteligência Competitiva, Vice Coordenador do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva (GEIC), Especialista e Membro do Grupo de Excelência em Governança Corporativa (GEGC), Representante do Conselho Regional de Administração São Paulo (CRA-SP) do período 2022-2024, Consultor de Empresas em Ciência de Dados e Autor do Livro "O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores".

JOÃO CESAR DE SOUZA FERREIRA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).Mestre em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM. Pós-graduado em Logística Empresarial pela Universidade Gama Filho. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro-FENORD- IESI. Atuou na área de logística na Rede de Farmácia Indiana por 14 anos, sendo quatro na Gerência de Logística. Atuou como Tutor no Curso de Administração Pública EAD na UFVJM. Atuou como professor voluntário no curso de Administração da UFVJM nas disciplinas de Logística Empresarial e Administração de Materiais. Foi professor bolsista no Curso de Administração Pública- UFVJM na disciplina de Economia Brasileira. Atualmente é técnico administrativo no Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM e Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Administração Pública. Tem interesse por temas como Gerenciamento da cadeia de suprimentos, Administração de Materiais, logística Empresarial, Política Pública Educacional, Métodos Quantitativos aplicados à Administração e Tecnologias aplicadas à pesquisa qualitativa e quantitativa.

MILTON CARLOS FARINA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS) e dos cursos de graduação da mesma Instituição. Linha de Pesquisa 3 - Redes Organizacionais e Inovação. Temas de interesse: clusters industriais e comerciais, redes de inovação, relacionamento em redes, gestão do conhecimento, cocriação de valor, descarte de resíduos eletrônicos, logística reversa, TI verde, princípios para o ensino sustentável, gestão sustentável, análise de redes sociais. Formação: Doutorado em Administração Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) - FEA-USP . Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002) - EAESP FGV. Graduação em Matemática Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1974) - IME USP.

SERGIO FELICIANO CRISPIM, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), São Caetano do Sul

Livre Docente em Marketing pela USP-Universidade de São Paulo. Pós Doutorado (2008), Doutor (1994) e Mestre (1986) em Administração pela FEA-USP. Possui graduação em Administração de Empresas pela FEA-USP (1979) e graduação em Economia pela FEA-USP (1979). Prêmio Gastão Vidigal como "melhor aluno do curso de Economia da FEA-USP no quadriênio 1976-79". Atualmente é professor associado, ms-5, turno completo, da EACH-USP, vice coordenador do curso de Marketing, e professor do programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Marketing Estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de negócio, estratégia, competitividade, marketing estratégico, varejo e índices de preços.

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Publicado

2023-01-09

Como Citar

DOS SANTOS, A. A., Ferreira, J. C. de S., FARINA, M. C., & CRISPIM, S. F. (2023). RELACIONAMENTOS ENTRE MICROEMPREENDEDORES DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM MOMENTO DE COVID-19: uma análise sob o enfoque das redes sociais. Gestão & Regionalidade, 39, e20237737. https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20237737