Relacionamento na cadeia de abastecimento – Estudo de caso em uma pequena empresa distribuidora

Autores

  • Alvair Silveira Torres Jr. Universidade de São paulo
  • BRUNO PINHEIRO RATAO Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n79.879

Resumo

A literatura sobre gerenciamento da cadeia de abastecimento tem considerado fundamentais a eficiência interorganizacional dos processos e a qualidade dos relacionamentos entre os agentes internos e externos à organização, objetivando o alinhamento de esforços e resultados. O presente trabalho objetiva estudar tais aspectos no interior de uma pequena empresa, explorando os elementos que envolvem alcançar resultados na sua cadeia de abastecimento em um ambiente caracterizado pelo contraste entre a informalidade ágil do pequeno negócio, porém em grande parte das vezes desestruturada, diante da formalidade profissional, eficiente, entretanto fria e calculista no seu tecnicismo. Através de uma pesquisa qualitativa de oportunidade sobre uma pequena empresa distribuidora brasileira da cidade de São Paulo, compradora cativa de um produtor de Taiwan, esta pesquisa empreendeu o método do estudo de caso simples, focando em profundidade a cadeia de abastecimento, com o intuito de analisar os relacionamentos entre a empresa, seu fornecedor e seus clientes. Foram coletados dados que apontam para a coexistência de estruturas informais e formais de relacionamento que constituíram a resposta sustentável do negócio à peculiaridade de sua cadeia de abastecimento. A conclusão aponta para uma crítica aos modelos de análise de relacionamento presentes na literatura, que não contemplam os contrastes e as peculiaridades das PME, havendo indícios para propor um processo de transição em que a informalidade deva ser modificada, porém não substituída pelo formalismo.

 Palavras-chave: cadeia de abastecimento, relacionamento, microempresa, PME.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvair Silveira Torres Jr., Universidade de São paulo

Professor Doutor da FEA-USP, pesquisador dos núcleos PGT-USP e DECIDE com trabalhos voltados à Gestão Tecnológica, Lean Production e Processo Decisório.

BRUNO PINHEIRO RATAO, Universidade de São Paulo

Graduado pela Universidade de São Paulo em Adminsitração de Empresas na FEA, é aspirante ao programa de Mestrado daquela Instituição.

Downloads

Publicado

2011-06-13

Como Citar

Torres Jr., A. S., & RATAO, B. P. (2011). Relacionamento na cadeia de abastecimento – Estudo de caso em uma pequena empresa distribuidora. Gestão & Regionalidade, 27(79). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n79.879