A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE COMPETITIVO NAS ESTRATÉGIAS DAS SUBSIDIÁRIAS ESTRANGEIRAS DE MULTINACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Moacir de Miranda Oliveira Júnior FEA/USP
  • Felipe Mendes Borini ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Edson Renel da Costa Filho USP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.91

Resumo

O problema a ser tratado no artigo é “como as subsidiárias estrangeiras de empresas multinacionais brasileiras avaliam o ambiente externo nos países em que atuam?” Além disso, qual a influência do ambiente competitivo na criação de valor das subsidiárias de multinacionais brasileiras? O objetivo é diagnosticar os atributos da perspectiva ambiental, identificar quais são importantes e sugerir estratégias para as empresas. Foram analisadas por survey 66 subsidiárias em 22 países, divididos entre membros da OCDE (42%) e, posteriormente, regionais (45%). O Modelo Diamante, de Porter, e a Teoria das Multinacionais Regionais, de Rugman, foram usados como referencial teórico. As inferências estatísticas embasaram os seguintes resultados: existe uma avaliação diferenciada e mais positiva do ambiente competitivo para as subsidiárias localizadas em países da OCDE e em países distantes geograficamente do Brasil; existe associação entre o ambiente externo e a criação de valor no exterior, sendo que o dos países-membros da OCDE é mais forte e positivo para as competências de inovação (P&D), ao passo que o ambiente externo de subsidiárias regionais ou em países não-membros da OCDE é mais fraco, o que não sustenta a formação de criação de valor. Palavras-chave: ambiente competitivo, estratégias de regionalização, subsidiárias de empresas multinacionais.

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Como Citar

Oliveira Júnior, M. de M., Borini, F. M., & da Costa Filho, E. R. (2009). A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE COMPETITIVO NAS ESTRATÉGIAS DAS SUBSIDIÁRIAS ESTRANGEIRAS DE MULTINACIONAIS BRASILEIRAS. Gestão & Regionalidade, 24(71). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.91