O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INSATISFEITO PÓS-COMPRA: UM ESTUDO CONFIRMATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.92Resumen
Em um mercado cada vez mais competitivo, no qual empresas deixaram de competir localmente para competir globalmente, entender e prever o comportamento dos consumidores torna-se uma obrigação para a sobrevivência de qualquer negócio. A compreensão do comportamento dos consumidores auxilia as empresas na definição de suas estratégias mercadológicas, a fim de ofertar ao mercado produtos e serviços que satisfaçam seus clientes. Para tanto, além de compreender o comportamento do consumidor no processo de decisão de compra, faz-se necessário compreender também como agem os consumidores pós-compra, em especial quando estão insatisfeitos com as trocas efetuadas. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativo-descritiva, realizada por meio de levantamento de campo junto a 336 respondentes, na qual foi utilizado como instrumento um formulário contendo 47 assertivas que, embasado em revisão da literatura e com o uso da técnica multivariada análise fatorial, identificou ações comportamentais de consumidores insatisfeitos pós-compra. Estas ações foram classificadas em cinco diferentes comportamentos: (a) reclamar com a loja ou o fabricante; (b) parar de comprar a marca ou na loja; (c) promover comunicação boca a boca negativa; (d) reclamar com órgãos privativos ou governamentais; e (e) iniciar processo jurídico. Palavras-chave: comportamento do consumidor, processo pós-compra, insatisfação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Cómo citar
Jato, R., Lucas, R. B., Farina, M. C., Tentrin, P. H., & Garcia, M. N. (2009). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INSATISFEITO PÓS-COMPRA: UM ESTUDO CONFIRMATÓRIO. Gestão & Regionalidade, 24(71). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.92
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).