GESTÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

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DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n106.5069

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar em que medida o sistema de avaliação de desempenho do  INSS tem favorecido o desempenho institucional, tendo adotado, portanto, a estratégia de estudo de caso. Para coleta de dados, procedeu-se uma pesquisa documental e de dados primários, tendo sido aplicado um survey aos Gestores das Seções Operacionais de Gestão de Pessoas (SOGP), atores relevantes neste processo, visando identificar suas percepções em relação ao processo desenvolvido no INSS, ao método utilizado e aos usos das informações geradas pelas Avaliações de Desempenho. Os resultados apontam para o esgotamento do sistema de Avaliação de Desempenho Individual, que além de apresentar fragilidades metodológicas, é invalidado por aspectos culturais e intrínsecos à instituição, pois 99,4% dos servidores obtém a pontuação máxima na Avaliação de Desempenho. Além disso, as informações geradas não têm sido úteis para prover capacitações, nem a aplicação de pessoal de forma efetiva.

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Biografia do Autor

Katiana Diniz Almeida, UFCG

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande e Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em Administração, com ênfase em Empreendedorismo Social. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Políticas e Desenvolvimento Regional da UEPB; do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Rural - UFMS e do Laboratório de Observação Permanente sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste - Laerural. Tem experiência na área de educação corporativa, tendo coordenado a unidade local em Campina Grande- PB do Centro de Formação e Aprendizagem do INSS, durante o ano de 2012, e coordenado o Programa de Educação Previdenciária desde 2011. Tem interesse na área de Gestão Organizacional, Gestão Pública e Políticas Públicas.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, UFCG

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Adjunto nível IV da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede (PROFIAP/UFCG/CCJS).

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

Almeida, K. D., & Barbosa, M. de F. N. (2019). GESTÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Gestão & Regionalidade, 35(106). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n106.5069