A Influência dos Estilos de Aprendizagem e dos Valores Organizacionais na Gestão de Uma Rede Horizontal: Um Estudo à Luz do Comportamento Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1456Resumo
O presente artigo busca responder de que forma percebe-se a relação e a influência entre estilos de aprendizagem e valores integrantes de uma rede horizontal. Entende-se como relevantes identificar os valores organizacionais atribuídos pelos participantes da rede, mapear os estilos de aprendizagem dos gestores e estabelecer relações entre os estilos de aprendizagem e os valores organizacionais. Para isso, trabalhou-se com dados primários de natureza quantitativa e qualitativa. Para a etapa quantitativa, utilizaram-se dois instrumentos: o inventário de perfil de valores organizacionais (TAMAYO, 2007), com o propósito de identificar valores dentro da rede, e o inventário de estilos de aprendizagem (KOLB, 1975), a fim de identificar quais são os estilos de aprendizagem existentes dentro da rede, e a etapa qualitativa teve como método de coleta a entrevista semiestruturada. Por meio dos resultados, nota-se que o estilo de aprendizagem convergente, predominante entre os gestores da rede, vem ao encontro do valor predominante apontado pelo grupo, que é a hierarquia, o que demonstra que boa parte do sucesso da rede pode ser conferida a essa afinidade e à existência de modelos mentais semelhantes. No entanto, cabe destacar que alguns valores devem ser desenvolvidos, conforme apontado pelos próprios gestores, para que um trabalho em rede possa ser mais bem desenvolvido, já que este tipo de estruturação permeia o entendimento interorganizacional e o pensamento humano e coletivo.
Palvras-chave: valores; aprendizagem; rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).