O Desenvolvimento de Competências Empreendedoras na Administração Pública: Um Estudo Com Empreendedores Corporativos na Prefeitura de Blumenau, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1468Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as competências dos empreendedores corporativos ligados à administração pública. Foi realizada por meio de uma pesquisa com 25 servidores públicos envolvidos no desenvolvimento de projetos inovadores na Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, cidade que é caracterizada pela excelência em projetos de inovação e desenvolvimento de ações empreendedoras. A pesquisa ressalta que os resultados inovadores têm sua origem em comportamentos manifestos por estes indivíduos a partir do ambiente propício estimulado por um programa de empreendedorismo corporativo. O Programa de Inovação e Melhoria – PIM busca capacitar e desenvolver os servidores públicos para serem empreendedores em suas atividades. Os resultados apontam as seguintes competências empreendedoras que mais se destacam: a) comprometimento; b) busca de informações; c) persistência; d) planejamento e monitoramento sistemático; e) persuasão; e f) rede de contatos. Assim, pode-se afirmar que, ao se desenvolver estas competências, os servidores públicos estarão mais preparados para empreender e inovar.
Palavras-chave: empreendedor corporativo; competências empreeendedoras; administração pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).