Inovação em Operações de Serviços Logísticos: Análise da Interação de Múltiplos Atores Logísticos

Autores

  • José Petraglia Doutorando da Fea - USP
  • Marcelo Meirelles de Souza Freitas Doutorando da FEA - USP
  • Lucas Nóbrega Dantas de Aquino Mestrando da FEA - USP
  • Marcelo Caldeira Pedroso Professor Dr. da FEA - USP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1492

Resumo

O presente artigo analisa o processo de inovação em empresas prestadoras de serviços logísticos. O objetivo principal do artigo é a investigação das inovações e melhorias contínuas obtidas através do gerenciamento efetivo, na interação entre empresas envolvidas nas operações de serviços logísticos e seus impactos na eficiência logística. Buscou-se identificar, nas empresas pesquisadas; o entendimento de inovação e melhorias contínuas, de que forma as empresas gerenciam a interação entre organizações da rede de suprimentos e, quais os impactos das inovações obtidas nesse processo. Assim, o artigo procura aprofundar a fundamentação teórica, associada às pesquisas em empresas do setor.  O modelo analítico do estudo é baseado em pesquisas bibliográficas e estudo de casos múltiplos. O estudo mostra que, embora as empresas tenham noção da importância da inovação para seus negócios e, que a interação entre empresas facilita a geração de inovação, não há um gerenciamento efetivo com esse propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Petraglia, Doutorando da Fea - USP

Doutorando em Administração de Empresas na FEA - Universidade de São Paulo – USP. Professor Mestre da Universidade Santa Cecília de Santos e professor do programa de pós-graduação em marketing da Universidade Católica de Santos. Breve currículo: Engenheiro Industrial Mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Bernardo do Campo – SP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2003) e Doutorando na FEA – Universidade de São Paulo – USP.

Marcelo Meirelles de Souza Freitas, Doutorando da FEA - USP

Doutorando em Administração de Empresas, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo– FEA/USP.

Lucas Nóbrega Dantas de Aquino, Mestrando da FEA - USP

Engenheiro eletricista graduado pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, de São Paulo.

Marcelo Caldeira Pedroso, Professor Dr. da FEA - USP

Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo– FEA/USP.

Downloads

Publicado

2012-09-07

Como Citar

Petraglia, J., Freitas, M. M. de S., Aquino, L. N. D. de, & Pedroso, M. C. (2012). Inovação em Operações de Serviços Logísticos: Análise da Interação de Múltiplos Atores Logísticos. Gestão & Regionalidade, 28(83). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1492