O Consumidor de Café Expresso em Minas Gerais: Diferenças, Hábitos e Preferências

Autores

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FACC)
  • Alexandre Bragança Coelho Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER)
  • Marlusa Gosling Profa. Adjunta - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Caissa Veloso e Sousa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1622

Resumo

Considerando-se a relevância de se compreender os impactos de agregar valor a uma commodity, além da importância do café para a economia brasileira, esse artigo objetiva entender os motivos que influenciam a escolha dos consumidores de café expresso em importantes centros urbanos de Minas Gerais. Para tanto, empreendeu-se uma comparação de quatro regiões mineiras com a capital do estado. As variáveis escolhidas para o estudo foram: gênero, faixa etária, renda, ocupação, escolaridade, prática esportiva e hábito de consumo. A metodologia foi descritiva exploratória, com análise quantitativa por meio do modelo Logit, sendo este capaz de interpretar variáveis de resposta qualitativa. Os consumidores foram entrevistados em varejos de rua e em shoppings centers. Os resultados sugerem que os principais determinantes do consumo de café expresso em Minas Gerais são: (a) as preferências ou hábitos; (b) localização geográfica; (c) renda; (d) gênero; e (e) escolaridade – com destaque para as duas primeiras.

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Biografia do Autor

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FACC)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead). Prof. Adjunto do Depto. de Ciências Administrativas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Alexandre Bragança Coelho, Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER)

Prof. Adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV/DER)

Marlusa Gosling, Profa. Adjunta - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)

Profa. Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead). Prof. Assistente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-Fagen)

Caissa Veloso e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead).

Profa. da Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte/MG)

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Publicado

2012-12-13

Como Citar

Sampaio, D. de O., Coelho, A. B., Gosling, M., Fagundes, A. F. A., & Sousa, C. V. e. (2012). O Consumidor de Café Expresso em Minas Gerais: Diferenças, Hábitos e Preferências. Gestão & Regionalidade, 28(84). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1622