O Instrumento Value at Risk – VaR na Avaliação do Risco da Atividade de Auditoria Contábil
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.183Resumo
Para certificar-se da avaliação dos riscos da atividade de auditoria contábil, de maneira confiável e adequada, os auditores independentes aplicam uma série de procedimentos técnicos que lhes asseguram a obtenção de evidências que propiciem uma avaliação segura, principalmente desde a criação da Lei Sarbanes- Oxley. Dentre os procedimentos atualmente em uso, existem aqueles que possuem, em sua base, cálculos estatísticos que auxiliam o auditor na tomada de decisão precisa, baseada em dados científicos. Em termos metodológicos, este trabalho caracteriza-se como um ensaio teórico e consiste em desenvolver um estudo conceitual sobre a utilização do Value at Risk – VaR, ferramenta estatística bastante utilizada pelo mercado financeiro, na mensuração e na avaliação dos riscos envolvidos, para a atividade de auditoria contábil. Durante o desenvolvimento deste trabalho, constatou-se que, assim como na avaliação do risco no mercado financeiro, o VaR pode auxiliar as empresas de auditoria na mensuração e na avaliação dos riscos envolvidos em sua atividade e, também, em empresas de outros segmentos.
Palavras-chave: risco, Value at Risk – VaR, auditoria contábil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).