Gestão de Mudanças nas Organizações do Terceiro Setor: O Desafio da Sustentabilidade Financeira

Autores

  • Tobias Coutinho Parente Mestrando em Administração da Universidade de São Paulo
  • Gabriela Pellegrini Tiscoski Doutorando em Administração da Universidade de São Paulo
  • Talita Rosolen Mestranda em Administração da universidade de São Paulo
  • Matheus Roquette Ferrato da Silva Mestrando em Administração da Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Abreu de Campos Universidade de São Paulo
  • Douglas Aparecido Sakamuto Faculdade de Tecnologia Fundetec - FATEF

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1853

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as mudanças na cultura organizacional das organizações do terceiro setor (OTS) para atingir a sustentabilidade financeira, a partir da contextualização das OTS no Brasil e da apresentação do Estudo de Caso de duas organizações do terceiro setor, o INVAR e o Laboridade. A pesquisa baseou-se na visão construtivista, conforme propõe Stake (2005) e no método dedutivo no nível de análise organizacional, sendo a análise elaborada com base na abordagem contextualista, a fim de identificar e explorar padrões que podem ser recorrentes (FISCHER, 2002b; PETTIGREW, 2007), como a formação de parcerias e alianças interorganizacionais (FISCHER, 2002a). Observou-se que as organizações estudadas estão em processo de adaptação, mas ainda caminham de forma reativa às mudanças e transformações impostas pelo contexto. Presas a uma forma já ultrapassada de obtenção de recursos, as OTS enxergam a necessidade de mudanças, mas seu maior desafio é identificar as oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tobias Coutinho Parente, Mestrando em Administração da Universidade de São Paulo

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, onde foi pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) e participou do Programa de Iniciação a Docência. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA/FEA-USP) e colaborador das pesquisas "Melhores Empresas para Você Trabalhar" e "Melhores Empresas para Começar a Carreira". Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão de pessoas, responsabilidade social e organizações do terceiro setor.

Gabriela Pellegrini Tiscoski, Doutorando em Administração da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela FEA/USP (2012). Mestre em Administração pela UFSC (2011) especialista em Gestão de Pessoas pela FEPESE/UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Técnica Social, trabalha com Gestão Pública e Políticas Sociais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em política e planejamento governamental, relacionamento interpessoal, aglomerados produtivos, turismo e empreendedorismo.

Talita Rosolen, Mestranda em Administração da universidade de São Paulo

Mestranda em Administração na Universidade de São Paulo e bolsista CNPq. Graduada em Administração na USP (2009), foi bolsista e coordenadora do PET Administração FEA/USP, Programa de Educação Tutorial reconhecido pela CAPES e sob a coordenação da SESu/MEC. Desenvolveu projetos no terceiro setor e atuou na área de sustentabilidade em multinacional de grande porte.

Matheus Roquette Ferrato da Silva, Mestrando em Administração da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Controle pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Consultor Autônomo na Valuepoint. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Douglas Aparecido Sakamuto, Faculdade de Tecnologia Fundetec - FATEF

Mestre em Administração de Empresas / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). com Linha de Pesquisa na área de Gestão de Recursos Humanos, especialista em gestão do terceiro setor e Licenciatura plena para docência, bacharel em Administração de Empresas Habilitação em Comércio Exterior. Atua como consultor especialista em Educação com desenvolvimeto em trabalhos na SECAD /MEC- UNESCO. Atividades docentes em Universidades na modalidade Graduação Tecnológica, Graduação Bacharelado e Pós-Graduação. Docente da FATEF Centro Paula Souza - Guarulhos Enfâse na atuação de Programas Sociais como PBA-Programa Brasil Alfabetizado / Jovem Aprendiz entre outros. Desenvolvimento profissional na linha de Gestaõ de Pessoas e Tecnologias no Processo Ensino Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Parente, T. C., Tiscoski, G. P., Rosolen, T., Ferrato da Silva, M. R., Abreu de Campos, A. C., & Sakamuto, D. A. (2012). Gestão de Mudanças nas Organizações do Terceiro Setor: O Desafio da Sustentabilidade Financeira. Gestão & Regionalidade, 28(84). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1853