AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DA ÁREA DE GESTÃO ACERCA DAS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma pesquisa com profissionais de instituições de ensino privadas do Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2091Resumo
Este artigo tem como objetivos a identificação dos pontos de vista do professor acerca das mudanças na educação superior e da percepção deste profissional sobre o impacto destas mudanças em seu trabalho. Para isso foram analisadas 21 entrevistas realizadas por e-mail com professores da área de gestão, de instituições de ensino privadas, localizadas no Triângulo Mineiro. Os resultados foram confrontados com a literatura existente e geraram insights a respeito de problemas relacionados à profissão. Os resultados sugerem que o professor é um sujeito altruísta, pelas escolhas que faz, e flexível, à medida que se adapta às mudanças que se impõem ao seu ambiente de trabalho. Também se observa que um novo aluno está presente em sala de aula e as tecnologias da informação e comunicação são a ponte para se chegar até ele; sugere-se, ainda, que o incentivo à carreira docente pode partir de boas experiências vividas já na graduação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-29
Como Citar
Seno, J. P., Kappel, L. B., & Valadão Júnior, V. M. (2014). AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DA ÁREA DE GESTÃO ACERCA DAS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma pesquisa com profissionais de instituições de ensino privadas do Triângulo Mineiro. Gestão & Regionalidade, 30(88). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2091
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).