Efeitos do Programa Bolsa Família sobre os gastos das famílias beneficiárias em Mauriti, Ceará

Autores

  • Maria Aumeliana Pereira Sampaio Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA).

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2214

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) representa a unificação dos doze programas já existentes e tem como objetivo principal combater a miséria e a fome no Brasil, propiciando o atendimento a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e, por consequência, possibilitando melhor bem-estar social a essas famílias. Assim, este estudo avalia os efeitos do PBF sobre os gastos das famílias beneficiárias no município cearense de Mauriti. Para atender este objetivo, foram empregados os métodos de análise tabular e descritiva e o teste t de Student para dados pareados. Os resultados indicam que há diferenças significativas entre os tipos de gastos realizados pelos beneficiários antes e depois que receberam o benefício do PBF. Verifi­ca-se também que as famílias beneficiárias gastam a renda principalmente com gêneros alimentícios, passando a diversificar a cesta básica e melhorando a alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aumeliana Pereira Sampaio, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Especialista em Administração Financeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Sampaio, M. A. P., & Sousa, E. P. de. (2014). Efeitos do Programa Bolsa Família sobre os gastos das famílias beneficiárias em Mauriti, Ceará. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2214