ESTRUTURA DE CAPITAL E ALAVANCAGEM FINANCEIRA DE EMPRESAS DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA UM ESTUDO MULTICASO PARA O CENTRO-OESTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2430Resumo
Este trabalho analisou grupos empresariais da agroindústria canavieira do Centro-Oeste brasileiro, procurando caracterizar suas estruturas de capital e a alavancagem financeira mediante cálculo do Endividamento, da Dependência Financeira e do Grau de Alavancagem Financeira (GAF). Os resultados demonstram um alto nível de Endividamento, inerente à necessidade de incorporações tecnológicas, aumento de capacidade produtiva e melhoria das características de gestão. Mesmo com um índice elevado, o cálculo do GAF demonstrou que a maioria dos grupos empresariais ainda pode captar mais recursos de terceiros, pois o retorno dado pela empresa é mais elevado que o Custo da Dívida. O que limita, porém, a captação de mais recursos de terceiros são os riscos vinculados à atividade, principalmente as quebras de safra, o controle do governo sobre os preços dos combustíveis (gasolina) e as barreiras tarifárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).