Crescimento econômico e sua convergência no estado do Paraná

Autores

  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2735

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de analisar se está tendo convergência de renda no Estado do Paraná – Brasil, entre o período de 1995 a 2009. Para isso, calcularam-se o ? e o ?-convergência. Este último foi analisado sob três óticas (convergência absoluta, condicional e em clube), todos estimados por dados em painel. Os resultados demonstraram uma tendência de diminuição das desigualdades no que se refere ao crescimento econômico ao longo de todo o Estado. Além disso, uma análise mais profunda demonstrou que não só de forma geral se está tendo uma tendência de convergência, mas é claramente identificada uma convergência entre regiões pertencentes a um mesmo grupo, regiões com taxas idênticas de investimento em capital físico, humano e populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusta Pelinski Raiher, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora adjunta do departamento de Economia da Univerisdade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Raiher, A. P. (2015). Crescimento econômico e sua convergência no estado do Paraná. Gestão & Regionalidade, 31(92). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2735