Relação entre intangibilidade, desempenho econômico e social das empresas listadas na BM&Fbovespa
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n95.2741Resumo
Este estudo objetiva verificar a relação entre o nível de intangibilidade e o desempenho econômico e social das empresaslistadas na BM&FBovespa. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e com uma abordagem quantitativa dos dadosdurante o período de 2009 a 2012, por meio de uma correlação canônica. A amostra da pesquisa é composta por 131empresas pertencentes ao Índice de Governança Corporativa (IGC). Os resultados indicam que o desempenho econômicoe o desempenho social não apresentaram relação significativa e relevante com o grau de intangibilidade das empresas brasileiras.Em relação à comparação do desempenho econômico foram utilizados indicadores tradicionais e o desempenhosocial de indicadores provenientes da DVA (Demonstração do Valor Adicionado). Os resultados evidenciaram que há umaforte relação entre as duas categorias de desempenho. Além disso, a intangibilidade não possui relação com o desempenhoda empresa no âmbito social e econômico, porém esses são fortemente relacionados entre si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).