Análise de redes sociais no arranjo produtivo local dos ramos têxtil e de confecções da região da grande São Paulo a partir de uma visão de governança
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3791Resumo
Este artigo caracteriza-se pelo estudo das relações entre os atores participantes do APL Têxtil e de Confecções do Grande ABC a partir de uma visão de governança. Para compreender os fatores facilitadores e dificultadores das relações no APL, foi feito um levantamento bibliográfico sobre os temas. Foram entrevistados representantes do sindicato do setor têxtil, da Prefeitura de São Bernardo do Campo e de uma universidade colaboradora do APL. Além disso, 26 empresas pertencentes ao APL responderam a um questionário estruturado. Por fim, assistiu-se uma reunião do APL em junho de 2015. A principal conclusão deste artigo é que ainda há mais fatores dificultadores que facilitadores para o sucesso do APL estudado. Entre eles, a pouca adesão/participação das empresas do setor no arranjo produtivo local e a escassez de mão de obra especializada no setor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Milton Carlos Farina, Alessandra Preto Bitante, Lidiane Campos Britto, Luciane Ribeiro Dias Pinheiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).