Sobre incentivos fiscais municipais e o desenvolvimento local de Montes Claros (MG): dilemas e percepções sobre “cidades atrativas”
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3853Resumo
O objetivo deste artigo é compreender a percepção dos gestores públicos e privados locais sobre o papel da política de incentivos fiscais municipais no desenvolvimento local de Montes Claros (MG). Esta é experiência qualitativa, realizada por meio de entrevistas em profundidade com 60 entrevistados de diferentes instituições do município sobre a temática de incentivos fiscais municipais, dado o seguinte problema de pesquisa: na sua percepção, de que forma a política de incentivos fiscais municipais contribui para o desenvolvimento local do município? Obteve-se que os incentivos fiscais municipais no caso analisado são menos importantes do que as condições de vida e estética do município. Foi possível observar fragilidades provocativas em ganhos sistêmicos para a economia local quando consideradas as externalidades, uma vez que as empresas não fazem parte de um projeto político de desenvolvimento local hábil a potencializar as vantagens da proximidade física entre indústrias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Felipe Fróes Couto, Ivan Beck Ckagnazaroff (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).