GOVERNANÇA COLABORATIVA EM PARQUES TECNOLÓGICOS: ESTUDO DE CASOS EM MINAS GERAIS

Autores

  • Dany Flávio Tonelli Universidade Federal de Lavras
  • Hebe Andrade Costa Universidade Federal de Lavras
  • Lindsay Sant'Anna Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.3866

Resumo

O objetivo foi compreender como a governança colaborativa (GC) se manifesta em parques tecnológicos (PTs) a partir do modelo de Ansell e Gash. Para esses autores, a GC baseia-se em cinco constructos: (i) diálogo face a face; (ii) construção da confiança; (iii) compromisso com o processo; (iv) entendimento compartilhado; e (v) resultados intermediários. Tomando-os como base, foi realizado estudo de caso em dois PT: um na fase de implantação e outro na fase de operação. Os dados reunidos em forma de entrevistas transcritas, documentos e notas de observação foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, embora alguns preceitos da GC se manifestem nos dois PT, percebe-se a ausência de elementos fundamentais da GC, como espaços formais de colaboração e processos decisórios inclusivos. Ao mesmo tem­po, nota-se que na visão dos entrevistados os constructos da GC são importantes para o sucesso dos empreendimentos.

Palavras-chave: Processo colaborativo; desenvolvimento regional; atores sociais; parques tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dany Flávio Tonelli, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração, professor de Administração Pública no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. Atualmente coordena projetos de pesquisa nas áreas de arranjos institucionais em ciência, tecnologia e inovação e inovação no setor público. Também é coordenador de desenvolvimento tecnológico e social na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA.

Hebe Andrade Costa, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração Pública pela UFLA e coordenadora de saúde na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade de Lavras (PRAEC-UFLA).

Lindsay Sant'Anna, Universidade Federal de Lavras

Mestra em Administração Pública pela UFLA e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

Tonelli, D. F., Costa, H. A., & Sant'Anna, L. (2018). GOVERNANÇA COLABORATIVA EM PARQUES TECNOLÓGICOS: ESTUDO DE CASOS EM MINAS GERAIS. Gestão & Regionalidade, 34(101). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.3866