Análise dos fatores condicionantes da gênese de clusters de empresas
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3994Resumo
Este artigo investiga as evidências da gênese de clusters de empresas por meio da revisão sistemática da literatura. Foi possível identificar dois principais fatores condicionantes para a gênese de clusters. O primeiro é caracterizado pela abordagem bottom-up, que emerge de ações empreendedoras. O segundo, intitulado top-down, que se refere a clusters impulsionados por ações governamentais. Identificaram-se, ainda, os seguintes fatores da gênese de clusters: redes sociais e organizações preexistentes; existência de trabalhadores qualificados; economia em crescimento; presença de universidades e instituições de ensino; e divisão social. Após a revisão sistemática, foi proposto um modelo que considera a coexistência das abordagens bottom-up e top-down. O modelo contempla a interação entre governo, empresas, universidades, centros de pesquisa e outras instituições de apoio. O estudo contribui para literatura, ao sistematizar explicações que norteiam novas pesquisas, e para prática, ao levantar possíveis ações de incentivos à formação de clusters.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Simone Ruchdi Barakat, Taiguara Langrafe, Maria Laura Ferranty MacLennan, João Maurício Gama Boaventura (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).