ESTEREÓTIPO DA IMAGEM DE PAÍS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AO BRASIL

Autores

  • Ana Paula Perlin
  • Maria Carolina Fagundes Universidade Federal de Santa Maria
  • Flávia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Jordana Marques Kneipp Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4039

Resumo

A percepção que os consumidores possuem em relação ao país onde se origina determinado produto pode influenciar seu comportamento pela extensão daquela à imagem de marca e qualidade do produto, sendo um componente decisivo não apenas para as empresas que atuam no mercado internacional, como também, para a construção de uma identidade nacional. Diante dessa conjuntura, este estudo objetiva analisar a percepção dos estrangeiros em relação ao Brasil e perceber como os portugueses, devido aos laços históricos entre as duas nações, reagem ao país. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, por meio de um estudo descritivo. O resultado, advindo de 155 respondentes oriundos de 20 países diferentes alertou para a falta de informação e comunicação acerca dos produtos brasileiros no mercado internacional e a necessidade de um maior fortalecimento da imagem do país e configuração de um posicionamento na economia mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Perlin

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Maria Carolina Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Flávia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, docente no Departamento de Administração na Universidade Federal de Santa Maria

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Docente no Departamento de Administração na Universidade Federal de Santa

Jordana Marques Kneipp, Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente no Departamento de Administração na Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Perlin, A. P., Fagundes, M. C., Scherer, F. L., Gomes, C. M., & Kneipp, J. M. (2017). ESTEREÓTIPO DA IMAGEM DE PAÍS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AO BRASIL. Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4039