UTILIZAÇÃO DE TEORIAS NA FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4526Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização de teorias nos relatos de pesquisa no campo de Marketing apresentados em eventos da ANPAD entre 2009 e 2015. Foi elaborado com base na análise de artigos apresentados em eventos patrocinados pela ANPAD nesse período. Dentre os 646 artigos apresentados, apenas 4,64% indicam a utilização de alguma teoria para fundamentar a investigação. As teorias mais utilizadas foram: Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Cadeia Meios-Fim e Teoria das Redes Sociais. Conclui-se que as pesquisas realizadas no campo do Marketing poderiam ser beneficiadas com o auxílio de teorias em sua fundamentação.
Palavras-chave: Marketing. Teorias. Pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Aline Crespo dos Reis Neto, William Nunes da Silva, Antonio Carlos Gil (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).