ASPECTOS E IMPACTOS NEGATIVOS DECORRENTES DO FUNCIONAMENTO DA ARCA CATEDRAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5382

Resumo

Este estudo objetivou analisar os aspectos e impactos ambientais decorrentes do funcionamento de um espaço público de comércio popular localizado na cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo descritiva, realizada de novembro de 2016 a março de 2017, na qual adotou-se o método Failure Mode and Effect Analysis-FMEA. Foram identificados 8 impactos ambientais negativos relacionados à gestão inadequada de resíduos sólidos, diferentes modalidades de poluição e veiculação de doenças associadas às formas de manejo de produtos alimentícios. Todos os problemas detectados foram considerados reversíveis, logo, recomenda-se a elaboração e implementação de ações orientadas para o aprimoramento da gestão ambiental no processo de operação do empreendimento. Este trabalho apresenta ainda uma contribuição potencial para o arcabouço teórico do método FMEA, uma vez que verifica a sua aplicabilidade para a avaliação de impactos ambientais relativos ao funcionamento desta modalidade de empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Aleixo dos Santos, Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Recursos Naturais pelo PPGRN-UFCG.

Biólogo pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGRN-UFCG; 2016), Doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGRN-UFCG; Em andamento)

Lucia Santana de Freitas, Profª. Drª. do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1987) doutora em Administração pela Universidade de Valladolid-Espanha (2001). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

dos Santos, P. J. A., & Freitas, L. S. de. (2020). ASPECTOS E IMPACTOS NEGATIVOS DECORRENTES DO FUNCIONAMENTO DA ARCA CATEDRAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. Gestão & Regionalidade, 36(107). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5382