Hipermídias no Projeto E-Tec Idiomas: Storytelling como Tecnologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.161Resumo
Narrativas são ferramentas comunicacionais históricas largamente difundidas no cenário contemporâneo, da mesma forma que o crescente desenvolvimento das tecnologias. Esses aspectos convergem ao âmbito educacional como estratégia no aprimoramento de processos didático-pedagógicos, como os desafios de representação do conhecimento. Contando histórias (storytelling) é possível criar uma ambiência multimídia representando uma estrutura reconhecível para auxiliar os estudantes no processo de reflexão, instigando a associação de ideias com experiências vividas de modo a estabelecer conexões que propiciam a aprendizagem. O projeto e-Tec Idiomas, cujo objetivo é o ensino de línguas na modalidade a
distância, configura-se como relevante objeto de análise, pois utiliza-se do storytelling no meio digital como essência de seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar o storytelling como tecnologia educacional, observando fundamentos teóricos das narrativas, aproximando-os ao projeto e-Tec Idiomas com um olhar acerca do potencial do storytelling na representação do conhecimento, de modo a identificar as suas possibilidades como estratégia relevante na Educação a Distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.