O Ensino Básico com o apoio das ferramentas Vuforia e Unity para incentivar os estudos e melhorar o aprendizado

Autores

  • Marcelo Pereira Bergamaschi Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão
  • Maria das Neves Farias Dantas Bergamaschi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão
  • Mariana de Morais Ribeiro Lião Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão
  • Gabriel Bio Guerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão
  • Lucas Mercedes Palomanes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão
  • Matheus Palinkas dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol15n1.6986

Resumo

O avanço tecnológico na área de realidade aumentada (RA) gera novos espaços para que a criatividade possa fluir e cada vez mais fazer com que essa tecnologia chegue por exemplo, às nossas casas, trabalhos, entretenimentos, ou seja, no cotidiano do ser humano com intenções de facilitar nossas vidas e, no meio acadêmico, essa tecnologia também está ganhando espaço.

O projeto procurou mostrar ao leitor a história, os conceitos, a execução da RA e um pouco da sua potencialidade até os dias de hoje, com isso, apresenta-se o primeiro dispositivo de RA, as ferramentas mais utilizadas, os softwares de desenvolvimento mais famosos e por fim, busca-se apresentar o quanto essa tecnologia junto com a criatividade podem intervir em nossas vidas, porém, no meio acadêmico.

Este projeto está voltado para a educação, pois há grandes espaços nos quais essa tecnologia pode ser implementada. Com os conceitos definidos, busca-se então o verdadeiro ‘estado da arte’ do projeto, que visa a utilização da RA e dos smartphones que estão em posse dos alunos, para que se tornem ferramentas de apoio ao Ensino Básico e Tecnológico para incentivar os estudos e melhorar os índices de aproveitamento de determinadas componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira Bergamaschi, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão

Departamento de Computação

Área de Realidade Virtual e Aumentada

Maria das Neves Farias Dantas Bergamaschi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão

TAE e Coordenadora do Sócio-Pedagógico

Mariana de Morais Ribeiro Lião, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão

Estudante do curso de Engenharia de Automação Industrial

Gabriel Bio Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão

Estudante Técnico em Informática

Lucas Mercedes Palomanes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão

Estudante Técnico em Informática

Matheus Palinkas dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão

Estudante Técnico em Informática

Referências

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Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos