O Ensino Básico com o apoio das ferramentas Vuforia e Unity para incentivar os estudos e melhorar o aprendizado

Marcelo Pereira Bergamaschi, Maria das Neves Farias Dantas Bergamaschi, Mariana de Morais Ribeiro Lião, Gabriel Bio Guerra, Lucas Mercedes Palomanes, Matheus Palinkas dos Santos

Resumo


O avanço tecnológico na área de realidade aumentada (RA) gera novos espaços para que a criatividade possa fluir e cada vez mais fazer com que essa tecnologia chegue por exemplo, às nossas casas, trabalhos, entretenimentos, ou seja, no cotidiano do ser humano com intenções de facilitar nossas vidas e, no meio acadêmico, essa tecnologia também está ganhando espaço.

O projeto procurou mostrar ao leitor a história, os conceitos, a execução da RA e um pouco da sua potencialidade até os dias de hoje, com isso, apresenta-se o primeiro dispositivo de RA, as ferramentas mais utilizadas, os softwares de desenvolvimento mais famosos e por fim, busca-se apresentar o quanto essa tecnologia junto com a criatividade podem intervir em nossas vidas, porém, no meio acadêmico.

Este projeto está voltado para a educação, pois há grandes espaços nos quais essa tecnologia pode ser implementada. Com os conceitos definidos, busca-se então o verdadeiro ‘estado da arte’ do projeto, que visa a utilização da RA e dos smartphones que estão em posse dos alunos, para que se tornem ferramentas de apoio ao Ensino Básico e Tecnológico para incentivar os estudos e melhorar os índices de aproveitamento de determinadas componentes curriculares.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.13037/ria.vol15n1.6986

Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC

 

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