UMA FERRAMENTA ADAPTATIVA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BASEADA NO PERFIL COGNITIVO E METACOGNITIVO DO ESTUDANTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.746Palavras-chave:
adaptatividade, Avaliação, Cognição, Metacognição, OntologiaResumo
Um dos principais problemas do sistema de ensino e aprendizagem é que os alunos são tratados de maneira uniforme. Isto também ocorre no sistema de avaliação em que os alunos são avaliados e julgados sem que se leve em consideração o seu nível de conhecimentos prévios, ou seja, todos os alunos são avaliados da mesma maneira, independentemente de possuírem ou não os pré-requisitos necessários para a avaliação. Por isso, identificar o nível de conhecimento atual do aluno é importante para que a forma de avaliar a aprendizagem seja mais eficaz. Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de adaptação da avaliação da aprendizagem baseado no perfil do aluno, representado pelo seu atual nível cognitivo e metacognitivo, e também possibilitar ao aluno a visualização do seu desempenho, baseado em índices gerados na avaliação. Pretende-se, com isto, suprir professor e aluno com uma nova dinâmica de avaliação, que possa contribuir para melhorias no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.