Análise de Opinião em Redes Sociais Envolvendo a Temática do Meio-Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.150Abstract
A proliferação dos meios de comunicação na Web e a necessidade das empresas compreenderem os impactos de suas ações socioambientais junto à população afetada tornam necessária a adoção de um mecanismo automático para analisar as opiniões da população. Essa necessidade evidencia-se ainda mais no caso de empresas que tratam diretamente com alto risco ambiental. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é a aplicação de técnicas de análise de sentimentos em tweets relacionados à temática ambiental para auxiliar empresas do setor energético na análise dos impactos das ações empreendidas ao longo do tempo através das opiniões contidas nas mídias sociais. Neste trabalho, além de se utilizarem técnicas para classificação de sentimento nos tweets, um estudo utilizando os metadados contidos nos tweets (retweets, curtidas etc.) foi realizado com o propósito de identificar fatores não textuais que auxiliam na identificação de sentenças opinativas em tweets.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.