Avaliação sobre Protocolos de Encaminhamento em Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol14n2.224Abstract
Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões (VDTNs) são usadas em ambientes nos quais as Redes Veiculares comuns são ineficientes, como locais remotos que não possuem conexão constante. Para que isso seja possível, protocolos de encaminhamento de dados específicos devem ser utilizados. Neste artigo, são comparados os protocolos de encaminhamento: Epidemic, First Contact, Maxprop e Spray and Wait a fim de apontar o melhor protocolo. As métricas usadas para medir o desempenho dos diferentes protocolos foram: Probabilidade de Entrega dos pacotes, Sobrecarga da Rede e Latência Média. Sob análise desses critérios, o protocolo Spray and Wait obteve o melhor desempenho já que teve melhores resultados em duas das três métricas. O estudo também apontou a escolha do Protocolo de encaminhamento como de maior impacto na Probabilidade de Entrega, Sobrecarga da Rede e no número de Tempo de Vida de Pacote na Latência Média da Rede, guiando engenheiros na montagem de VDTNs.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-10-10
Issue
Section
Artigos
License
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.