CONSUMO DE FEIJÕES (Phaseolus) E SEU IMPACTO NA RESPOSTA GLICÊMICA PÓS-PRANDIAL

Autores

  • Daisy Jacqueline Sousa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Thaise kessiane Teixeira Freitas Universidade Federal do Piauí
  • Rocilda Cleide Bonfin de Sabóia Universidade Federal do Piauí
  • Kaesel Jackson Damasceno EMBRAPA MEIO NORTE
  • Maurisrael de Moura Rocha EMBRAPA MEIO NORTE
  • Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • karoline de Macêdo Gonçalves Frota Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Carmo de Carvalho e martins Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol17n59.5826

Palavras-chave:

glicemia, consumo alimentar, feijão

Resumo

Introdução: O feijão é uma leguminosa pertencente à família Leguminosae e sub-família Papipilionoideae, é um excelente alimento, fornecendo nutrientes importantes para o organismo humano, como proteínas, minerais, vitaminas, carboidratos e fibras. O grão do feijão cru chega a apresentar aproximadamente de 18 a 33% de fibras alimentares e nos grãos cozidos esse teor fica em torno de 4,8 a 14%. O consumo regular de fibra alimentar pode reduzir a glicosilação da hemoglobina e melhorar o controle glicêmico, a porção proteica do feijão também tem sido relatada como hipoglicemiante. Objetivo: Avaliar o efeito do consumo regular de feijão sobre a resposta glicêmica pós-prandial. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa que incluiu pesquisas realizadas com seres humanos, publicadas no período de 2008 a 2018, em inglês, português e espanhol, indexadas nas bases de dados Pubmed, ScienceDirect, MedLine e Lilacs, e que avaliassem o efeito da adição e/ou consumo de feijão na resposta glicêmica pós-prandial. Resultados: Foram analisados 9 artigos que avaliaram a resposta glicêmica relacionada ao consumo de Phaseolus vulgaris L. em humanos; os estudos em questão mostram que o consumo do feijão, isolado ou associado, pode modular a resposta glicêmica em humanos. Conclusão: O presente trabalho inovou ao abordar tal assunto, visto que são escassos os trabalhos comparando a relação do consumo regular desses grãos com a resposta glicêmica pós-prandial em humanos, por isso, sabe-se que mais estudos são necessários para esclarecer este contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daisy Jacqueline Sousa Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Piauí (2013), Mestranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN 2018-2020)/ UFPI, possui especialização em Nutrição Clínica e funcional pela faculdade Santo Agostinho (2015), foi bolsista do CNPq SET-G e tem experiência em saúde pública, participou de pesquisas sobre educação nutricional de crianças e adolescentes e sobre os fatores de risco cardiovascular em adultos/idosos. Trabalhou como preceptora de estágio em Nutrição Social na faculdade FACEMA em Caxias-MA.

Thaise kessiane Teixeira Freitas, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (2014). Mestranda em Alimentos e Nutrição pela UFPI. Pós-graduada em Nutrição e Controle de Qualidade. Membro do Grupo de Pesquisa Alimentos e Nutrição/UFPI, nas linhas de Avaliação e controle de qualidade de alimentos, Desenvolvimento de novos produtos e Analise sensorial.

Rocilda Cleide Bonfin de Sabóia, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (2018-2022), Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (2014), Pós-Graduada em Distúrbios Metabólicos e Nutrição Clínica (UFPI) e Graduada em Nutrição (UFPI 2000). Professora no curso de Nutrição da Faculdade Estácio de Teresina. Pesquisadora do CNPQ

Kaesel Jackson Damasceno, EMBRAPA MEIO NORTE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2002) Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2004 e 2007). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Meio-Norte (CPAMN), atuando nas áreas de Recursos Genéticos e Melhoramento Genético do Feijão-caupi. Exerce a função de Curador do Banco Ativo de Germoplasma de Feijão-caupi. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Alimentos e Nutrição da UFPI. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética e Melhoramento Vegetal.

Maurisrael de Moura Rocha, EMBRAPA MEIO NORTE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte-CPAMN, e professor permanente dos cursos de Pós-graduação em Genética e Melhoramento (Mestrado) e de Alimentos e Nutrição (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Piauí-UFPI. É coordenador nacional do programa de melhoramento genético de feijão-caupi da EMBRAPA e líder do grupo de pesquisa feijão-caupi junto ao CNPq. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 entre março de 2012 a fevereiro de 2015 e atualmente é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Tem experiência em Genética e Melhoramento de Plantas anuais, com ênfase em leguminosas, atuando principalmente nos seguintes temas: feijão-caupi, genética quantitativa, melhoramento vegetal, biofortificação e adaptabilidade e estabilidade de cultivares

Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (1983); Bacharel em Direito pela FACID DeVry (2015); Especialização em Gerontologia Social pela UFPI (1996); Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) (1987); Doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (1993); e Pós-doutorado em Nutrição e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2015). Professor titular da Universidade Federal do Piauí (2016), Tutora do Progama de Educação Tutorial, modalidade interdisciplinar na UFPI. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento populacional, antropometria, consumo alimentar e vitaminas.

karoline de Macêdo Gonçalves Frota, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (2004), mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo (2007), doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí, no curso de Nutrição, chefe do departamento de Nutrição, membro do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC) e sub-coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Nutrição e Saúde Pública (USP/UFPI). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em proteínas, metabolismo de lípides, doenças crônicas não-transmissíveis e fatores de risco cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: feijão caupi, isolado protéico de feijão caupi, metabolismo de lípides, marcadores de inflamação e adolescentes.

Maria do Carmo de Carvalho e martins, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Nutrição. Possui mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia, Fisiologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora associada do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí. Professora e orientadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição, e Mestrado em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. Professora da Faculdade de Ensino Superior de Floriano. Professora e orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Tem experiência nas áreas de Fisiologia Geral e do Exercício, Farmacologia de Produtos Naturais, Nutrição e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, atividade farmacológica de plantas medicinais, toxicologia, condições de saúde de grupos populacionais e efeitos do treinamento físico

Referências

Mazur CE. Efeito do Feijão Branco (Phaseolus vulgaris L.) na perda de peso. Rev Bras Nutr Esportiva 2014; 8(48): 404-11.

Prolla I. Características físico-químicas de cultivares de feijão e efeitos biológicos da fração fibra solúvel [Dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2006.

Zambrano R, Granito M, Valero Y. Respuesta glicémica al consumo de una barra de cereales-leguminosa (Phaseolus vulgaris) en individuos sanos. Arch Latinoam Nutr. 2013; 63(2):134-41.

Ramirez-Cardenasi L, Leonel AJ, Costa NMB. Efeito do processamento doméstico sobre o teor de nutrientes e de fatores antinutricionais de diferentes cultivares de feijão comum. Ciênc. Tecnol. Aliment 2008, 28(1): 200-213.

Campos-Veja R, Oomah BD, Loarca-Piña G, Vergara-Castañeda HA. Common Beans and Their Non-Digestible Fraction: Cancer Inhibitory Activity-An Overview. Foods. 2013; 2(3): 374-392.

Thompson SV, Winham DM, Hutchins AM. Bean and rice meals reduce postprandial glycemic response in adults with type 2 diabetes: a cross-over study. Nutr J. 2012;11:23.

Sato S, Mukai Y, Yamate J. Beneficial Effects of Azuki Bean (Vigna angularis) Extract: Anti-Oxidant,Anti-Hypertension, and Treatment for Renal Damage. Curr Nutr Sci Alimentos 2009; 5(3): 217-222.

Tabela brasileira de composição de alimentos - TACO. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: UNICAMP/NEPA, 2011. [Acessado 2018 junho 15][cerca de 161 p], Disponível em: <http://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela>.

Monteiro FV, Nascimento KDOD. Associação do consumo do amido resistente na prevenção e tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Rev.Verde 2014;8(5):12-19.

WHO, World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. N. 894. World Health Organization, 2000.

Bernaud FSR, Ticiana CR. Fibra alimentar–Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab 2013;57(6):397-405.

WHO/FAO (World Health Organization and Food and Agriculture Organization). Diet, nutrition and prevention of chronic diseases. Geneva: Scientific background papers of the joint WHO/FAO expert consultation; 2003

Duranti, M. Grain legume proteins and nutraceutical properties. Fitoterapia 2006;.77(2): 67-82.

Mols S, Cordeiro DN. Efeito hipolipemiante da farinha de feijão branco (Phaseolus vulgaris) em camundongos hiperlipidêmicos. Saúde Meio Ambient 2014; 3(2): 44-52.

Pereira LLS, Pereira CA, Souza SP, Santos CD. Therapeutic Action of White Beans by Changing the Digestion of Carbohydrates. J. Nat. Pharm 2012, 3(1): 09 – 16.

Pereira LLS, Santos CD, Pereira CA, Marques TR, Sátiro LC. Precipitação do inibidor de α-amilase de Feijão Branco: Avaliação dos métodos. Alim. Nutr. 2010; 21(1): 15-20.

Mattei J, Malik V, Wedick, NM, Hu FB, Spiegelman D, Willett WC, Campos H. Reducing the global burden of type 2 diabetes by improving the quality of staple foods: The Global Nutrition and Epidemiologic Transition Initiative. Glob. Health 2015, 11: 23.

Doak, C.M.; Popkin, B.M. Overweight and Obesity. In Nutrition and Health in a Developing World; Springer International Publishing: Cham, Switzerland, 2017; pp. 143–158.

Beyea SC, Nicoll LH. Writing an integrative review. AORN J. 1998;67(4):877-80.

Udani JK, Singh BB, Barrett ML, Preuss HG: Lowering the glycemic index of white bread using a white bean extract. Nutr J. 2009, 8: 52-10.

Thompson SV, Winham DM, Hutchins AM. Black bean and chickpea consumption reduce glycemic response as part of a rice meal. FASEB J 2009; 23(supl. 1): 540–542.

Olmedilla-Alonso B, Pedrosa MM, Cuadrado C, Brito M, Asensio-Vegas C. Composition of two Spanish common dry beans (Phaseolus vulgaris), ‘Almonga’ and ‘Curruquilla’, and their postprandial effect in type 2 diabetics. J. Sci. Food Agric 2012. 93(5): 1076-1082

Griffith L, Haddad EH, Tonstad S. Postprandial effects of consuming a staggered meal on gut peptide and glycemic responses in obese women and men. Obes Res Clin Pract. 2016;10(3):264-74.

Reverri EJ, Randolph JM, Steinberg FM, Kappagoda CT, Edirisinghe I, Burton-Freeman BM. Black Beans, Fiber, and Antioxidant Capacity Pilot Study: Examination of Whole Foods vs. Functional Components on Postprandial Metabolic, Oxidative Stress, and Inflammation in Adults with Metabolic Syndrome. Nutrients 2015; 7(8): 6139-6154.

Winham DM, Hutchins AM, Thompson SV, Glycemic response to black beans and chickpeas as part of a rice meal: a randomized cross-over trial. Nutrients 2017, 9(10):1095.

Reverri EJ, Randolph JM, Kappagoda CT, Park E, Edirisinghe I, Burton-Freeman BM. Assessing beans as a source of intrinsic fiber on satiety in men and women with metabolic syndrome. Appetite 2017; 118: 75-81.

Helmstädter A. Beans and Diabetes: Phaseolus vulgaris Preparations as Antihyperglycemic Agents. J Med Food 2010;13(2):251-254.

Hutchins AM, Winham DM, Thompson SV. Phaseolus beans: impact on glycaemic response and chronic disease risk in human subjects. Br J Nutr 2012;108(suppl 1):S52–65.

Kim M, Kim E, Kwak HS, & Jeong Y. The ingredients in Saengshik, a formulated health food, inhibited the activity of α-amylase and α-glucosidase as anti-diabetic function. Nutr Res Pract. 2014, 8(5), 602–606.

Konrad B, Anna D, Marek S, Marta P, Aleksandra Z, Jozefa C. The evaluation of dipeptidyl peptidase (DPP)-IV, alpha-glucosidase and angiotensin converting enzyme (ACE) inhibitory activities of whey proteins hydrolyzed with serine protease isolated from Asian pumpkin (Cucurbita ficifolia). Int J Pept Res Ther 2014. 20(4), 483–491

Harnedy PA, O'Keeffe MB, FitzGerald RJ. Purification and identification of dipeptidyl peptidase (DPP) IV inhibitory peptides from the macroalga Palmaria palmata. Food Chem 2015; 172:400–406.

Villegas R, Gao YT, Yang G, Li HL, Elasy TA, Zheng W, Shu XO, Legume and soy food intake and the incidence of type 2 diabetes in the Shanghai Women's Health Study. Am J Clin Nutr 2008; 87(1): 162-167 (2008).

Hernández-Saavedra D, Mendoza-Sánchez M, Hernández-Montiel HL, Guzmán-Maldonado HS, Loarca-Piña GF, Salgado LM and Reynoso-Camacho R, Cooked commonbeans (Phaseolus vulgaris) protect against β-cell damage in streptozotocin-induced diabeticrats. Plant Foods Hum Nutr 2013; 68: 207-212.

Leterme P. Recommendations by health organizations for pulse consumption. Br J Nutr 2002, 88(Suppl 3):S239–S242.

Bazzano, L, He, J, Ogden, L et al. Legume consumption and risk of coronary heart disease in US men and women: NHANES I Epidemiologic Follow-up Study. Arch Int Med 2001; 161:2573–2578.

Brand-Miller J, Hayne S, Petocz P, Colagiuri S. Low-glycemic index diets in the management of diabetes: a meta-analysis of randomized controlled trials. Diabetes Care 2003; 26(8): 2261–2267.

Downloads

Publicado

2019-05-22